MENU
  • 21/08/2019

    Construir ou reformar o banheiro escolhendo os produtos certos

    Arquitetura & Decoração, Reformas

    Construir ou reformar o banheiro é um trabalho muito importante. O que acontece, porém, é que muitas vezes esse ambiente não recebe toda a atenção que ele merece - os esforços para a construção de um bom design de interiores acaba focando no quarto, na sala e na cozinha e o banheiro fica para segundo plano.

    É claro que banheiros incríveis estão por toda parte, mas o que acontece é que esse ambiente precisa de uma atenção aos detalhes que muitas vezes acaba não acontecendo. Não é só a disposição e o estilo dos móveis, mas o tipo de piso, a dificuldade de instalação e a sua usabilidade.

    Hoje vamos embarcar nessa jornada e estabelecer os pontos mais importantes a se considerar na hora de construir ou reformar o banheiro. Vamos saber mais? 


    Unsplash

    1 - Materiais são sensações

    O estilo de um banheiro está intimamente relacionado com os materiais utilizados na sua construção. E aqui não estamos falando só de revestimentos, tanto no piso quanto nas paredes, mas também dos móveis e objetos.

    O material, sua textura e o seu estilo são capazes de transmitir sensações a quem utiliza o ambiente. Pense no mármore, por exemplo: ele imediatamente transmite luxo de um jeito difícil de imitar.

    O interessante para o banheiro é entender o estilo da casa inteira e tentar traduzir o estilo aqui, para não destoar demais do seu estilo de home decór. Tente observar detalhes que destacam bem a apresentação da casa e faça parecido. Veja alguns exemplos: 

     

    • Casa no estilo industrial: piso e paredes de concreto queimado no banheiro, móveis e equipamentos em concreto e tons de cinza. Madeira de demolição combina super e o porcelanato branquíssimo também é uma ótima opção.


      Victoria Plum
    • Casa no estilo minimalista: paredes lisas, com revestimentos 3D para quebrar a monotonia, pisos em porcelanato mate ou acetinado (uma festa para os sentidos) e móveis monocromáticos.


      Interior Design Ideas
    • Casa contemporânea: para dar o efeito moderno, pisos brilhantes e reflexivos são uma ótima ideia. Imitar a textura das paredes nos móveis e equipamentos também!


    Eliane

    Como escolher o melhor revestimento?

    Tudo bem, já definimos que os materiais fazem toda a diferença na hora de construir ou reformar o banheiro. Eles trazem as sensações que você está buscando. Mas ao mesmo tempo, você também precisa conhecer suas limitações e seus usos mais recomendados, não é?

    Veja a lista que preparamos pra te ajudar nessa escolha tão importante: 

     

    • Pisos polidos: são os porcelanatos, a cerâmica e o mármore. Eles são a escolha mais comum no banheiro, mas vale a pena entender o grau de polimento que eles possuem. Quanto maior o brilho, mais escorregadios eles se tornam em contato com a água.


      Eliane
    • Ladrilho hidráulico: são feitos de pó de mármore e cimento. Eles são produzidos a mão, um a um, e possuem um valor mais elevado. Precisam de manutenção constante, pois o contato com a água pode manchá-lo.


      ConstruindoDecor


    • Azulejo: mais simples, mas também mais baratos. Bons para construir ou reformar um banheiro com simplicidade, mas com o tempo tendem a manchar. 

     

    Quanto menos trabalho, melhor

    A maioria dos revestimentos para banheiro, tanto para as paredes quanto para o piso, são interligados através do rejunte.

    Nós ainda vivemos na era desse material, que é presença garantida em banheiros de todo o país. Ele é um tipo de argamassa que resiste melhor aos efeitos da umidade, mas tem um problema: por ser mais baixo que o piso, acaba acumulando sujeira, mofo e lodo. 

    Mesmo ainda no auge da sua popularidade, o rejunte já vem sendo extirpado da reforma do banheiro com alguns pisos e técnicas. 

    A coleção Petit, da Anama, é um exemplo claro. Além de dispensar o rejunte, esses revestimentos 3D 15 x 15 também dispensam a argamassa, sendo instalados com cola de poliuretano. O resultado é incrível e o trabalho na reforma do banheiro é muito mais reduzido.

    Veja alguns itens da coleção para saber mais! 


    Anama

     

    Qual é o rejunte melhor indicado para construir ou reformar o banheiro?

    Se você realmente tiver que usar o rejunte, é melhor usar uma opção que não irá causar muitos problemas no seu dia a dia. Também é interessante escolher o material certo para não atrapalhar a reforma do banheiro.

    O rejunte mais popular é o cimentíco. Ele possui aplicação simples e é o mais barato, mas também o mais poroso, e por isso é o que mais acumula sujeira, lodo e mofo.

    O rejunte acrílico fica no meio do caminho: não é o mais indicado mas também não é o pior para se ter em casa.

    O melhor mesmo é o epóxi. Ele não é nada poroso, o que inibe a sujeira no meio das suas placas, e dura bem mais do que o cimentício. 

     

    Como escolher a argamassa?

    Se você escolher a linha Petit da Anama não vai precisar se importar com a melhor argamassa, já que a instalação é feita através de cola PU. Mas para outros revestimentos, você vai ter que fazer essa escolha ao construir ou reformar o banheiro.

    A argamassa costuma ser uma só para revestimentos no banheiro, a ACII. A única variação que você precisa ficar de olho é na sua cor. Ah, quase me esqueci: o tamanho da peça também tem influência aqui: para revestimentos grandes formatos, você vai precisar da ACIII.

    Voltando para as cores, a regra é bem simples. Para pisos claros, você deve aplicar argamassa branca, e para pisos escuros, a argamassa comum. Simples, não é? 

     

    Mais alguma dúvida sobre como construir reformar o banheiro?

     

    Existem alguns outros detalhes que você vai encontrar durante a construção, como a posição dos ralos e como “escondê-los” melhor. Porém, isso está diretamente relacionado com seu estilo e as características arquitetônicas do seu ambiente.

    Por isso, se você tiver alguma dúvida específica, entre em contato com nossos especialistas aqui na Anama! Estamos de prontidão para responder qualquer questionamento que você tiver, e claro, sem compromisso, ok?

    Até a próxima!

    VOLTAR
    Compartilhar: